Cumprindo com a sua missão de preservar e divulgar as obras de Jorge Amado, Zélia Gattai e Myriam Fraga, a Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA) lançou oficialmente, no dia 12/6, no auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal, um conjunto pedagógico que orienta as professoras e professores a desenvolver atividades com as obras de Jorge Amado e Zélia Gattai.
O conjunto pedagógico, construído a partir dos documentos do acervo da FCJA, é composto por: 10 painéis (tamanho A3), que formam uma linha do tempo com a história de Jorge Amado e Zélia Gattai, e 4 livretos (história da FCJA, história de Jorge Amado, história de Zélia Gattai e as orientações pedagógicas).
“Os dois encontros que realizamos, reunindo cerca de 100 professoras e professores da rede pública de ensino de Salvador e Região Metropolitana, foi o primeiro passo da caminhada que vamos realizar com o conjunto pedagógico. Vamos enviá-los às escolas de todos os Territórios de Identidade da Bahia e, depois, às escolas de todas as cincos regiões do Brasil”, ressaltou Angela Fraga, diretora executiva da FCJA.
No evento, que contou com a participação especial de Paloma Amado, escritora e filha de Jorge Amado e Zélia Gattai, também estiveram presentes Anacleia Ribeiro Vasconcelos, coordenadora de ouvidoria e responsabilidade social da CCR Metrô Bahia, e Gabriel Carvalho, assessor de comunicação da deputada federal Lidice da Mata, que patrocinaram a produção do conjunto pedagógico, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e emenda parlamentar via Ministério da Cultura, respectivamente. Eliene Dourado, diretora do Museu Eugênio Teixeira Leal, fez uma saudação especial.
O evento foi uma ação realizada dentro do projeto “Uma Quarta de FreePelô”, que é apresentado pelo Ministério da Cultura e Nubank, conta com o patrocínio da CCR, por meio do Instituto CCR, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Bahia. Apoio do Sesc e do Museu Eugênio Teixeira Leal.
Fotos: Guilherme Weber (@guilherme_baudememorias)